A temperatura da água
A temperatura da piscina é um fator importante a ser considerado, especialmente em academias, piscinas competitivas, clubes e outros ambientes de acesso coletivo.
Em piscinas residenciais, vale a máxima (com ressalvas!) a piscina é minha e eu faço o que eu quero. Ok! Verdade…
Entretanto, quando o assunto é a piscina do clube, a piscina da academia, a piscina para natação, a piscina para competições e várias outras, é preciso ir com calma pois a temperatura inadequada pode prejudicar a saúde e a performance dos usuários.
A piscina muito fria pode inibir o uso na piscina residencial e causar problemas relacionados ao choque térmico.
Caso esteja muito quente, a piscina pode causar queda na pressão arterial dos banhistas, sudorese excessiva e diminuição da performance.
Vamos falar sobre cada tipo de piscina então…
Piscinas de competição
Em piscinas olímpicas, semiolímpicas e outras piscinas usadas para esportes aquáticos, é importante controlar a temperatura entre 25 e 28 °C.
Esse controle é primordial haja vista que o esforço físico aumenta o calor interno do corpo e se a temperatura estiver acima desse patamar existe o risco de provocar baixa pressão nos competidores.
Geralmente 28 graus é o valor máximo que piscinas de competição atingem.
Piscinas residenciais
Apesar do que falamos inicialmente, a temperatura ideal para piscinas residenciais gira em torno de 29 e 30 ºC.
Esse mesmo valor é usado em academias e locais onde se pratica hidroginástica pois não exige um alto rendimento dos usuários e fica mais agradável para entrar na água.
O recomendado para piscinas residenciais é, no máximo, 30 graus Celsius.
Piscinas para bebês
Quando a piscina é utilizada para natação de bebês com menos de 2 anos de idade, a temperatura ideal é um pouco mais elevada e gira em torno de 31 e 32 ºC.
Esta temperatura é a mesma em piscinas usadas para hidroterapia reduzindo a dor e proporcionando relaxamento intenso.
Fisioterapeutas também recomendam atividades em piscinas aquecidas assim para melhorar a mobilidade dos pacientes, contudo, não leve este tipo de recomendação genérica como um direcionamento pra você. Se está em consulta com um profissional da saúde atenção ou se está precisando desse tipo de atendimento, verifique o que o seu profissional recomenda antes de qualquer coisa!
É sempre bom lembrar que quanto maior a temperatura da piscina, maior a chance de queda de pressão e mal estar.
O ideal para piscinas de bebês e hidroterapias é, no máximo, 32 graus Celsius.
Piscinas de parques termais
Parques termais são excelentes para melhorar a circulação, combater o estresse do dia a dia e aliviar dores em geral. A temperatura da água neste tipo de ambiente fica sempre, no mínimo, nos 33 ºC.
De todo modo, é sempre importante consultar um médico para se certificar que você pode ser exposto à água com esta temperatura.
A temperatura perfeita para piscinas de parques termais é em torno dos 33 graus Celsius.
Qual a temperatura ideal para a sua piscina?
Como você pode ver, a temperatura ideal para a piscina depende do uso que se faz dela.
Se for uma piscina residencial, você pode escolher qualquer temperatura, mas recomendamos manter sempre abaixo de 30 °C.